Hoje é dia de #BlogActionDay

Fonte: Web




Primeiramente quero considerar hoje como um dia muito especial, pois estou abrindo espaço nesse blog para uma causa justíssima, e desejo de todo meu coração contribuir e apoiar muitas outras campanhas como essa. Há alguns anos, dedica-se um dia no mundo dos blogs para falar sobre temas de total relevância para a sociedade; e esse ano a pauta é sobre Desigualdade. Sejam todos muito bem-vindos ao #BlogActionDay. 

Todo mundo sabe alguma coisa sobre desigualdade, pois estamos conectados ao mundo. Somos uma parte do mundo. Todos nós vivemos a desigualdade. Um exemplo claro, prático e objetivo: hoje você pode estar muito bem, viver num país considerado laico, ter um teto pra morar, comida na mesa toda noite, ter a condição de sair com os amigos no final de semana... coisas consideradas básicas para você. Mas, em contraste da sua realidade, existem pessoas que sofrem com necessidades básicas, como alimentação, moradia e acesso a educação, por exemplo. São pessoas que financeiramente vivem num estado de miséria, não possuem oportunidades no campo intelectual, não desfrutam de quase nenhum ou nenhum auxílio nem podem ter o direito de expressar suas opiniões e viver da maneira que mais lhe agrada. Isso é desigualdade. 

Nessa semana vimos a notícia de que a menina paquistanesa Malala Yousafzai é a mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da história, ela luta constantemente contra a desigualdade de gênero em seu país de origem. É defensora da educação feminina. É importante considerar a tamanha importância dessa garota na história. Talvez ela até não consiga modificar costumes já enraizados ha muitos anos mas suas atitudes e modo de pensar podem influenciar outros jovens a pensarem coisas boas, quererem ajudar de alguma forma o próximo e lutarem contra a desigualdade que se alastra pelo mundo. 
Outro exemplo bastante interessante é sobre Mahatma Gandhi, idealizador muito conhecido no mundo. Ele também teve um papel importante nessa luta constante pela desigualdade, pois escreveu um manifesto pela justiça social, que aborda temas como igualdade de gêneros e discriminação social. 
Aqui no Brasil, muito se fala sobre o combate da desigualdade social mas o objetivo ainda está longe de ser totalmente alcançado. Além do papel fundamental das autoridades nesse processo, é importante ressaltar o quanto as pessoas são indispensáveis nessa batalha. Acredito que a maior mudança deve ser também proveniente das ações da maioria da população. 
Enquanto você ler esse texto, mais de cem mil palestinos estão desabrigados após bombardeios, crianças não tem boas perspectivas de vida, inúmeras pessoas ainda não fizeram a primeira refeição do dia nem sabem onde vão dormir nessa noite. Mas vamos singularizar esse fato, não basta ir tão longe pra ver essa realidade.

Quero finalizar esse post deixando uma poesia Rozilda Euzebio Costa:

"Desigualdade (Indiferença Social)

Você está feliz, é bem verdade,
Não tem culpa de tantas tristezas,
E males da humanidade,
Mas você é parte deste mundo,
Que batalha por igualdade.

Você está feliz, vive a sorrir e a sonhar,
Eu vejo embora não me vejas,
Talvez você sinta medo,
Até de tocar-me as feridas,
Mas saiba que a maior ferida que carrego,
Está no mais profundo de minha alma, 
E ela você não consegue ver.
Porém seria bom você se lembrar,
Que do mesmo ar que você respira,
Também eu vivo a respirar.

O Céu te parece lindo?
A mim também parece belo,
Mas debaixo de todo este céu,
Ninguém se importa pra onde estou indo,
Se estou chorando ou se estou sorrindo."


  #BAD2014,  #Inequality #BlogAction14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!