Sim, somos jovens experientes!

Uma juventude bastante experiente  


A juventude atual é, sem dúvidas, a geração que viveu e vive inúmeros acontecimentos fascinantes e até inacreditáveis. Diversas grandes transformações impulsionaram a sociedade brasileira dos últimos anos. Já dizia uma canção de Roberto Carlos: "Eu sou um moço velho que já viveu muito", e isso define enfaticamente o tanto que já vimos e o quanto isso "assusta" nossos parentes das gerações anteriores. 
Entre os acontecimentos mais importantes, pode-se destacar o advento de uma revolução na comunicação mundial, a criação da teia mundial (www) e o anúncio de um sistema operacional (linux) gerou a possibilidade das informações circularem pelo mundo inteiro. É importantíssimo destacar também a criação das redes sociais que possibilitaram, entre tantas coisas, a troca de informações e o compartilhamento de assuntos de interesse dos usuários. 
Voltando um pouco no tempo, em 1996 o primeiro celular digital chegou ao nosso país, é claro que ele não tinha as tecnologias que hoje estamos tão acostumados, mas ele continha uma tecnologia inovadora na época e que hoje já está fora de uso. Nesse contexto, destaca-se a criação da ANATEL e, no plano internacional, a assinatura do Protocolo de Quioto ganhou destaque mundial por ser um acordo voltado para a redução das emissões de gases de efeito estufa. 
Na música, destaque para a banda Mamonas Assassinas que trazia inovação e irreverência quando cantavam. Eles emplacaram sucessos inesquecíveis que a maioria das pessoas conhecem e cantam trechos, como o hit Pelados em Santos. E foram eles que comoveram inúmeros brasileiros com a drástica e precoce morte num acidente aéreo. Outro que também morreu muito cedo numa morte que chocou a todos foi Ayrton Senna, em 1º de maio de 1994, deixando de presente, aos inúmeros trabalhadores que o assistiam, a lembrança de suas conquistas, do fato de sua morte e da música que tocava quando ele subia ao podium. 
 Nessas últimas décadas algumas músicas continuam marcando e estão sempre vivas na memória da juventude, como por exemplo boquinha da garrafa, já sei namorar, Anna Julia, se a lenda dessa paixão, vamos pular, é o amor ou eu me apaixonei pela pessoa errada. Atualmente, sucessos como beijinho no ombro, pre-pa-ra, mozão, logo eu e etc etc etc, fazem sucesso e são bastantes tocadas nas festas. 
Em 2002 a juventude viu o Brasil ser penta-campeão de futebol e elegemos Lula como presidente da república nesse mesmo ano. Nos anos seguintes, vimos um papa falecer, outro papa renunciar, recebemos a ilustre visita de um papa em nosso país e juntamos milhares numa conhecida Jornada Mundial da Juventude. E quando o assunto é juntar pessoas, somos bastantes experientes, como não lembrar dos milhares de jovens protestando nas ruas no ano passado e de tantos outros que pagaram ingresso da copa do mundo nesse ano.
 A primeira mulher presidente no nosso país foi eleita e no momento de reeleição um acontecimento chocou o país: a morte do candidato a presidência num drástico acidente aéreo.  #riptioDudu... E foram nas redes sociais que essas expressões (rip, hashtag, apois viu, lol) ganharam espaço e foram compartilhadas milhões de vezes ficando entre os assuntos mais comentados do mundo, como no resultado avassalador e super comentando: 7x1 da Alemanha. 
Infelizmente, conflitos e mais conflitos estiveram e ainda estão presentes no mundo. O terrorismo deixou sua marca no ataque inesquecível as torres gêmeas. E, infelizmente também, não podemos esquecer de crimes que chocaram nosso país, como o caso Isabela Nardoni, Eloá, menino Bernardo, ataque a uma escola no RJ e Suzane Von Richthofen.
O jovem atual vive sob a responsabilidade de decidir ou contribuir para a decisão de questões importantes para o país, como julgamento de corruptos, legalização de drogas, relacionamento entre a mulher com o aborto, leis para escrever biografias, procedimentos sobre dirigir alcoolizados  e lei acerca da união homoafetiva, entre outras questões. Além de decidir e responder as tantas perguntas pessoais que lhes cercam, como casar ou viajar, investir ou gastar, estudar ou namorar, qual profissão executar, como se comportar, em qual tribo estar, etc. 
Com tantos acontecimentos que certamente modificaram nosso modo de vida, é importante questionar-se acerca do quanto nossa juventude é rica de histórias pra contar, somos tão jovens mas temos grande destaque quando o assunto é informação e conectividade com o mundo. Em todo tempo, as informações circulam, os afazeres cotidianos são expostos sem nenhuma cautela; passamos a maior parte do dia com o celular na mão, trocando mensagens e lendo o que só interessa. Contudo, é importante destacar que o trabalho dessa geração também é deixar um legado para as gerações futuras e não corromper a nossa história colocando-nos como jovens desinteressados e facilmente manipulados pelos meios midiáticos, pois é preciso destacar o grande e árduo caminho para percorrer rumo a uma melhor qualidade de vida, igualdade e justiça para todos e um futuro fascinante com muitas histórias boas pra compartilhar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!