Momento Leitura


- Relação entre a família, a falta de tempo, a educação dos filhos e a religiosidade -




Ao começar a escrever essa dissertação, veio em minha mente a história retratada no famoso filme ‘Tempos Modernos’ do grande Charlie Chaplin; onde o principal personagem tenta sobreviver ao mundo moderno, com suas inúmeras tarefas diárias a serem cumpridas. Trazendo para nossa atualidade, tendo em vista que mesmo sendo um filme do ano de 1936, Tempos Modernos faz parte da realidade de muitos, pois retrata de uma maneira clara e objetiva a rotina encarada por nós diariamente.
Todo mundo sabe que a família tem a responsabilidade pela educação dos filhos. Porém com o início do processo de industrialização, com o ingresso da mulher no mercado de trabalho, com as exigências no meio educacional e profissional e com a realidade vivida nas grandes cidades trouxeram consigo um certo afastamento entre pais e filhos. 

Uma boa educação familiar traz uma base sólida e segura para os filhos. Quando um adulto tem uma boa infancia, regida por pais que o educaram num lar harmonioso, suas lembranças passam a ser como uma fortaleza no momento de dificuldade. Além de servirem como ajuda no encontro dos objetivos e metas da vida.

A educação imposta de maneira errada é a causa de muitos jovens terem se desviado de sua religião. Se os filhos forem ensinados corretamente quando crescerem também ensinarão seus filhos o caminho a seguir. Desta maneira, a sociedade será uma influência marcante no mundo. 

Para esta educação ser implantada corretamente é preciso, principalmente,  uma dedicação em tempo integral dos pais. Mas será possível obter essa dedicação sem deixar de lado também as tarefas fora do lar? Sim, pois os filhos não precisam aprender tudo ao mesmo tempo, isso é prejudicial, tem que ser feito de maneira constante e suave. Se desde o início os pais separarem um tempo na agenda exclusivamente para seus filhos, no futuro (adolescência) eles não procuraram suprir suas carências em outras pessoas não confiáveis. 

A falta de estrutura das famílias é um grave problema na vida dos filhos, uma pesquisa comprova que em quatro casamentos realizados no Brasil, um acaba em divórcio. Com isso os filhos são os que mais sofrem as consequências
O pastor Josué Gonçalves cita em um dos seus livros que “o tempo que investimos na família mostra a importância que damos a ela.” E para investir na nossa família não é preciso de muito, podemos separar um tempo para desenvolver atividades como assistir filmes, ir a um parque ou não deixar de lado um jantar juntos regado com carinhos e conversas, desligando aparelhos eletrônicos que possam atrapalhar essa união . 

O ativismo na igreja também prejudica o convívio familiar. Muitas pessoas possuem quatro ou cinco cargos (atividades) ao mesmo tempo e sua vida familiar é sempre atribulada. Ou seja, a igreja também deve distribuir melhor suas tarefas e planejar atividades que envolvam a família com seus membros juntos. 

No mundo atual, ter uma família pode ser um desafio e tanto, e é preciso principalmente encontrar um EQUILÍBRIO entre suas tarefas pessoais, profissionais e sociais. Também deve haver novas mudanças. Como por exemplo, novos assuntos devem ser tratados, assuntos que não precisavam ser discutidos antigamente e hoje são extremamente importantes e delicados que não devem ser deixados de lado, como casamento, divórcio, sexualidade, drogas, tecnologia, homossexualidade e tantos outros. 

Para muitos criar os filhos pode ser “padecer no paraíso”, mas é indispensável assumir seu papel na sociedade e seu lar. Pois essa medida pode ser um novo começo para uma sociedade melhor. E lembre-se: “Aquele que teme a Deus será abençoado na sua família.”

-Salmo 128

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!